26 de jan. de 2015

Complexo Turístico Chapada das Mesas ganha reforço do Governo do Estado


Buscando desenvolver o turismo no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, prefeituras e o Governo do Estado através da Secretaria de Turismo elaboraram um projeto para incentivar o setor na região. Os municípios contemplados com o projeto são Imperatriz, Estreito, Balsas, Porto Franco, Montes Altos, Tasso Fragoso, São João do Paraíso, Carolina e Riachão.
Durante realização de reunião técnica em Imperatriz, foram traçadas as primeiras ações em prol da criação do Pólo Turístico Chapada das Mesas. Segundo Lizandra Carvalho, Turismóloga da Superintendência de Turismo do município, o projeto visa transformar o ecoturismo na região com foco no mercado nacional e internacional. “A ideia é criar produtos turísticos ou roteiros turísticos, integrando as cidades do entorno da Chapada das Mesas”, explica.
Após a reunião, uma comitiva formada pela Secretária de Turismo do Estado, prefeitos e empresários da região partiu para Carolina a fim de conhecer de perto o emergente polo turístico.
Segundo Delma Andrade, secretária de turismo do Estado, o objetivo da visita à Chapada das Mesas já no primeiro mês de governo de Flávio Dino é aproximar a equipe da SETUR do trade local e levantar as principais demandas dos prestadores de serviço que atuam na cadeia turística da região Tocantina. “A meta desse novo governo é trabalhar com resultados que demonstrem melhoria em todos os setores. Então devemos começar o quanto antes nosso trabalho em campo para colher todas as informações necessárias ao planejamento do trabalho em prol da Chapada das Mesas e conhecer a história da região, das pessoas, para também aprender com eles”, conclui.

O Parque Nacional da Chapada das Mesas

Cachoeira do Capelão, Pedra Caída (Carolina - MA)
Criado em 2005 com o objetivo de ampliar a proteção aos biomas do cerrado, o parque conta hoje com uma área de 160 mil hectares e é um dos principais roteiros de turismo de aventura no estado. O lugar é repleto de cachoeiras fantásticas que formam piscinas naturais e refrescam nos dias mais quentes. Lá a natureza também domina com uma bela vegetação, composta predominantemente de espécies do Cerrado, Amazônia e Caatinga.

Poço Azul (Riachão-MA) Foto: Priscila Gama
Para quem gosta de caminhada, a Chapada das Mesas oferece belas opções de trilhas, e passeios com direito a lindas paisagens. Na Cachoeira de Pedra Caída, o visitante encontra uma bela piscina natural formada entre os paredões rochosos. Para os mais aventureiros, vale muito um passeio no teleférico ou na tirolesa. Já em Poço Azul (Riachão), as piscinas naturais de coloração azul celeste geram encantamento em todos que o visitam.


É preciso bastante tempo de viagem para conhecer a Chapada inteira, com todas as suas cachoeiras, grutas, poços, rios, pequenas cidades e passeios radicais. Todo o local é uma mistura de história, natureza e aventura que encanta qualquer pessoa que o visita.










Com dados da Ascom (Prefeitura de Imperatriz)

0 comentários:

Postar um comentário

Leu? Gostou? Então Comenta!

Copyright © 2014 Agora Binhí!