16 de jul. de 2014

162 anos de majestosa existência



Foto: Rosana Barros

Qual a cara de Imperatriz? Terra de uma gente acolhedora, que recebe de braços abertos todos que aqui chegam. Terra de riquezas! Natureza privilegiada, geografia singular, história de lutas, economia ativa e emergente. Imperatriz de grandes artistas, músicos, artesãos. Cidade que respira política e que nas urnas faz a diferença na luta por um novo Maranhão. O que é uma cidade se não o retrato de seus moradores?

“Minha cidade engatinha”, mas cresce a cada dia diante dos nossos olhos, e às custas do nosso suor. São 162 anos de majestosa existência, 162 anos de lutas e conquistas. 162 anos que merecem ser festejados.

Durante três dias a cidade foi envolvida pelas mais diversas formas de celebração. Ilustres imperatrizenses foram homenageados com a comenda Frei Manoel Procópio. Eles, que dedicaram parte de suas vidas pelo desenvolvimento dessa cidade, receberam das mãos do prefeito a merecida lembrança. A 19ª edição da Comenda contemplou entre outros, o historiador e escritor Adalberto Franklin Pereira de Castro, que dispensa apresentações; Padre Felinto Elísio Neto, que esteve à frente de diversas paróquias da cidade, hoje pároco da igreja de Santa Tereza D’Ávila e a professora Nilza Lago, que entre tantas contribuições à educação e à cultura, foi uma das fundadoras da Pastoral da Mulher e da Banda Municipal de Imperatriz. Na mesma ocasião, outros ilustres moradores foram contemplados com o Troféu Jurivê de Macedo e Distinção honrosa 'Orgulho da Gente'.


Na noite de quarta-feira, véspera do aniversário da cidade, a Avenida Beira Rio foi palco de um grande show que reuniu artistas da cidade e a aclamada dupla sertaneja, César Menotti e Fabiano. Uma grande multidão acompanhou o show da dupla que, de forma muito humilde, concedeu ao nosso Vítor Cruz, também conhecido pelo singelo epiteto de Cruz Gago, a oportunidade de subir ao palco para cantar a música de sua autoria 'Tentei te esquecer', grande sucesso na voz dos irmãos mineiros e de tantas outras duplas sertanejas. 


Bolo de 162 metros durou apenas 12 segundos


Na manhã do dia 16, um grande bolo de 162 metros foi repartido a centenas de pessoas que compareceram à frente da prefeitura. Mais uma vez, a segurança não conseguiu conter o publico que deu fim no bolo em tempo recorde de 12 segundos. Logo depois foi dada a largada para a tradicional corrida de aniversário da cidade. Atletas de várias regiões e de outros estados compareceram e abrilhantaram ainda mais a festa.

Evangélicos na concentração final da Marcha para Jesus, Av. Beira Rio
No âmbito da religião, a Marcha para Jesus, evento que reúne diversas denominações protestantes, levou cerca de 30 mil pessoas às ruas de Imperatriz, culminando num grande show com apresentação de bandas e cantores locais e a atração nacional, ‘Livres para Adorar’, uma das mais expressivas bandas do mercado gospel da atualidade.  Uma missa especial, presidida pelo comendador Padre Felinto Elísio, foi realizada na Igreja de Santa Tereza D’ávila na noite do dia 16, onde a comunidade católica pediu as bençãos de Deus e de nossa padroeira sobre Imperatriz.


De acordo com a organização, o objetivo da festa foi alcançado: alcançar a população de Imperatriz em toda sua diversidade por meio de uma programação pensada para agradar a todos os gostos.


Demais fotos: Elson Araújo


0 comentários:

Postar um comentário

Leu? Gostou? Então Comenta!

Copyright © 2014 Agora Binhí!